A Federação Portuguesa de Futebol vai incluir o FC Porto na lista dos clubes portugueses que garantiram desportivamente a participação nas provas europeias da próxima época, a ser entregue brevemente à UEFA.
Record sabe que a inclusão do FC Porto no rol de clubes licenciados para as provas europeias nunca esteve em causa, apesar das dúvidas que se prendem sobre a elegibilidade dos dragões (em virtude de terem aceite o castigo da perda de 6 pontos, logo a assumpção de culpa, por dois crimes de tentativa de corrupção no processo denominado Apito Final).
Para todos os efeitos, a FPF é obrigada a inscrever a equipa campeã nacional, pois acabou o campeonato num lugar de acesso às provas europeias, o que aconteceria mesmo que fosse outro clube qualquer, inclusive até o Boavista (punido no mesmo processo com a despromoção de escalão). O processo de licenciamento dos clubes, sob a alçada da FPF, decorre até ao próximo dia 2 de Junho.
A decisão sobre a participação do FC Porto na Liga dos Campeões 2008/09 será depois avaliada e confirmada pela UEFA, conforme esclareceu ontem um porta-voz daquele organismo. “Qualquer critério de admissão só será ponderado pela UEFA depois de recebida a lista de clubes da Federação Portuguesa de Futebol. Cumprido esse requisito, poderemos então avaliar se o FC Porto tem ou não condições para se inscrever na Liga dos Campeões”, adiantou aquele porta-voz à agência Lusa, acrescentando: “Tivemos conhecimento dessa condenação do FC Porto por intermédio da FPF e dos meios próprios que dispomos.”
A exclusão das provas europeias dos clubes associados a corrupção foi acrescentada em 2007 nos regulamentos de competições da UEFA, após o escândalo Calciocaos no ano anterior, que chegou a questionar a participação do AC Milan na Champions de 2006/07.
Na altura a UEFA lamentou que a legislação não previsse essa questão e, por isso, reformulou o Artigo 1 no seu ponto 04 (critério de admissão), nomeadamente na alínea d), que impede a inscrição de um clube que “esteja ou tenha estado envolvido em qualquer actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional”.
Uma eventual exclusão do FC Porto das provas europeias faria o V. Guimarães entrar directamente na Champions; o Benfica teria acesso à 3.ª pré-eliminatória daquela prova; o Sp. Braga seria promovido à Taça UEFA; e o Belenenses entraria na Intertoto.